1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Professores

A Escola de Música da Filarmónica de Chãs é composta pelo seguinte corpo docente:

 


Carla Cruz - Piano e Trompete

Iniciou os seus estudos musicais em 1998 na Escola de Música da Banda de Monte Redondo em órgão e mais tarde em trompete e piano. Com estes instrumentos ingressou no Orfeão de Leiria onde fez o 4º grau de trompete. Paralelamente ao trompete e piano fez quatro anos de acordeão clássico.

Em 2004 entrou para a Escola de Artes da Beira Interior no instrumento de trompete. Terminou o 12º ano com a média de 16 valores.

Em 2007 começou a dar aulas na Escola de Música da Banda da Covilhã como professora de formação musical, criatividade musical e trompete. Deu aulas a crianças e idosos e participou ainda como dinamizadores das seguintes atividades: "Férias Dó Ré Mi", "Olimpíadas da Música", "Aprender Música a brincar" e "O Pautinha".

Em Setembro de 2009 ingressou na Academia de Orquestra de Música Metropolitana de Lisboa. Nesse ano deu aulas na escola primária 143 Penha de França.

Atualmente lecciona Expressão Musical em escolas públicas e, desdo o ano 2011, é professora de piano e trompete na Escola de Música da Filarmónica de Chãs.

Durante o seu percurso musical participou em vários cursos de aperfeiçoamento do INATEL, estágios de banda sinfónica e várias Masterclasses com alguns dos melhores trompetistas a nível mundial, tais como: Lauren Phiip, Michel Sachs, Bruno Nuvion, Sérgio Charrinho, Sérgio Pacheco e Paulo Marchelo.

Voltar ao topo


Catarina Gomes  - Clarinete

Iniciou os seus estudos musicais em 2003 na Escola de Música da Filarmónica de Chãs, ingressando no Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes um ano mais tarde na classe de clarinete do professor Luís Casalinho. Frequentou também as classes dos professores de clarinete Susana Ezequiel e Manuel Lemos.

Tem frequentado diversas masterclasses onde trabalhou com clarinetistas como Marie Barrière, Justo Sanz, Étienne Lamaison, Luís Carvalho, Vítor Matos, Cândida Oliveira, Luís Gomes e Sérgio Neves. Já tocou sob a direção de Jean-Sebastian Beréau, Alberto Roque, André Granjo, Henrique Piloto, Vítor Santos, Rolando Ferreira, Rui Carreira, Luís Casalinho, João Paulo Fernandes, Carlos Marques e Luís Clemente.

Faz parte da Filarmónica de Chãs, da Banda Sinfónica de Alcobaça, da Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria e da Banda Sinfónica de Leiria.

Atualmente encontra-se no regime supletivo complementar no 8º grau do Orfeão de Leiria, com as disciplinas de Clarinete, Formação Musical, Classe de Conjunto, Acústica, História da Música, Práticas ao Teclado, Análise Musical e Técnicas de Composição. Lecciona também a disciplina de clarinete na Escola de Música da Filarmónica de Chãs.

Voltar ao topo


Cédric António - Percussão

Com 11 anos, Cédric António iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Artística e Musical Cortesense com o professor João Maneta.

No ano lectivo 2004/2005 ingressou no Orfeão de Leiria para o primeiro grau, na classe de percussão, onde leccionavam os professores Eva Bastos, Manuel Campos e mais tarde Neusa Silva. Esteve dois anos no Orfeão onde completou o segundo grau de instrumento e o terceiro de formação musical. Frequentou também a Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria sob a direção do maestro Alberto Roque.

Nesse período de tempo frequentou diversos cursos intensivos e de aperfeiçoamento musical, tanto a nível de orquestra como de instrumento. Trabalhou com diversos professores como: Manuel Campos, Luís Cascão, Eva Bastos, Hélder Roque, Neusa Silva, Nuno Aroso, João Tiago, Edgar Araújo entre outros.

No ano lectivo 2006/2007 ingressou para o primeiro ano do Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão para a classe dos professores Isabel Silva e Ismael Silva, na Escola Profissional de Artes da Covilhã. No segundo e terceiro ano do curso trabalhou com os professores Edgar Araújo e Cristiano Silva.

Durante o seu percurso pela E.P.A.C. frequentou inúmeras atividades de caris musical, frequentou cursos e masterclasses realizados pela E.P.A.C. e por outras entidades, tendo trabalhado com professores de renome como: Pedro Carneiro, Alexandre Frazão, Jafry Davids, Jean François Lézè, Mário Teixeira, Fernando Chaib, Joaquim Alves, Óscar D'Auria entre outros.

Foi ainda presença assídua nos estágios realizados na E.S.A.R.T. e trabalhou com maestros como: Michael Bourn, Martin André e Rui Massena. Participou ainda em vários estágios de orquestra trabalhando com vários maestros distintos, como: Henrique Piloto, Alberto Roque, Carlos Marques, Erik Janssen, Carlos Amarelinho, André Granjo. Concluiu o curso de instrumentista de sopros e percussão no ano lectivo 2008/2009.

No ano lectivo 2009/2010 frequentou o curso livre de Percussão na Academia Superior de Orquestra da Metropolitana e trabalhou com os professores Luís Cascão, Marco Fernandes e Fernando.

No ano lectivo de 2011/2012 leccionou percussão na Academia de Música da Filarmónica de Pombal.

Atualmente é professor de percussão na Filarmónica Artística Pombalense, Escola de Música da Biblioteca de Instrução Popular da Vieira de Leiria, Filarmónica de Chãs, Filarmónica de Vermoil e na Associação Filarmónica Bidoeirense.

Voltar ao topo


Hélder Ferreira - Guitarra Clássica

Iniciou os seus estudos de guitarra em 2001 com o professor Bruno Alves em aulas particulares.

Em 2008 criou o espaço musical, projeto inteiramente dedicado a crianças e adolescentes na área da educação musical e no ensino da guitarra clássica e eléctrica.

Em 2012 concluiu o curso básico de música (5º grau) no Conservatório Orfeão de Leiria, com as seguintes disciplinas: Coro de Câmara, Formação Musical, Ensemble de Guitarras, Classe de Conjunto e Instrumento (guitarra clássica).

Frequentou o curso de formação de professores de guitarra clássica no I.P.L., integrado no Festival Internacional de Guitarra de Leiria, orientado por Stefan Lofvenius (Áustria).

Participou em várias masterclasses de Guitarra Clássica, no Orfeão de Leiria, integrado no Festival Internacional de Guitarra de Leiria, orientado pelos seguintes professores: Ilda Coelho, José Mesquita, Guilherme Vicente (Brasil), Jaime Ayensa (Espanha), Cláudio Marcotolli (Itália) e Stefan Lofvenius (Áustria).

Frequentou o Workshop de Jazz com Mário Laginha.

Lecciona aulas de Expressão Musical em escolas e infantários públicos desde 2010 até à atualidade.

Presentemente frequenta o 7º grau do curso secundário de música no Conservatório Orfeão de Leiria. É orientado pela professora Ilda Coelho na guitarra clássica.

Lecciona guitarra clássica no Orfeão de Leiria (regime livre), na escola de música do Sport Operário Marinhense e na Filarmónica de Chãs. Coordena e lecciona ainda no espaço musical (Maceira e Monte Real). 

Voltar ao topo


João Antunes - Flauta Transversal

Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Filarmónica de Chãs aos dez anos de idade, com a professora Juliana Gaspar, entrando mais tarde para a banda em 2009, onde desenvolveu os seus estudos com o maestro Rolando Ferreira.

Ainda em 2009 iniciou os seus estudos na Escola de Música do Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes (EMOL), em Flauta Transversal.

Em 2012, concluiu o 5º grau do Curso Básico de Música em Flauta Transversal, na EMOL, completando também as disciplinas de Formação Musical, com o professor Francisco Magalhães, e Classe Conjunto, com o professor Joaquim Branco.

Em 2010 e 2011, para além das disciplinas básicas do curso, frequentou a disciplina de Área de Projeto, com o professor Joaquim Branco e a disciplina de Introdução às Técnicas de Composição, com a professora Sofia Rocha, onde foi um dos seleccionados para representar a EMOL no concurso "Jovens Compositores do Século XXI" na composição de uma peça contemporânea para piano a ser apresentada nos Dias da Música no Centro Cultural de Belém (CCB).

Independentemente de ter concluído o Curso Básico de Música na EMOL, ainda frequenta as disciplinas de Formação Musical e Classe Conjunto, leccionadas pela professora Juliana Gaspar, na Escola de Música da Filarmónica de Chãs.

Atualmente frequenta o curso científico-humanístico de Artes Visuais na Escola Secundário Domingos Sequeira, com a intenção de mais tarde se formar numa área ligada às Artes.

Lecciona desde 2010 as disciplinas de Iniciação à Formação Musical e Flauta Transversal na Escola de Música da Filarmónica de Chãs.

Voltar ao topo


João Gaspar - Trompa de Harmonia

Natural de Leiria, com 10 anos de idade iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus e Maria (Chãs), cuja banda integra passados 3 anos como executante de trompa.

Paralelamente, prossegue os seus estudos académicos e conclui o 12º ano de escolaridade no Liceu Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria.

Entra na Escola Profissional Metropolitana no curso de instrumentista de sopro e percussão em 2009, na classe do professor Armando Martins, o qual finaliza com Diploma de Mérito de melhor aluno. Ingressa na Academia Nacional Superior de Orquestra em 2012 como bolseiro do Banco Popular, onde frequenta o 2º ano da Licenciatura em Instrumentista de Orquestra - Trompa, sob orientação do professor Nuno Vaz.

Participou em diversas provas para Orquestras de Jovens e no Concurso Internacional de Sopros "Terras de la Salette", em 2012, no qual obtém o 2º lugar na categoria sénior. Em Setembro de 2011, integra a Orquestra de Sopros de Jovens da União Europeia como Primeiro Trompa. Em 2013 participa no Estágio Gulbenkian para Orquestra e na Autumn Tour'13 da The World Orchestra (Orquestra Mundial).

Como solista, interpretou em estreia nacional a obra Pele de Brian Balmages com a Orquestra de Sopros Metropolitana Júnior, em Abril de 2011. Em 2012, participa no Festival Cistermúsica com a interpretação, também em estreia nacional, do Concerto for Horn and Band, de Lee Actor, com a Banda de Alcobaça.

Tem trabalhado e colaborado com as seguintes orquestras e formações: Orquestra Sinfónica de Leiria, Banda de Alcobaça, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra Académica Metropolitana e Orquestra Sinfónica Metropolitana.

Já trabalhou com os seguintes maestros: Alberto Roque, Reinaldo Guerreiro, Rui Carreira, Pedro neves, Christopher Bochmann, Jean-Marc Burffin, Jean-Sebastien Berreau, Jan Cober, Michael Zilm, Joseph Vicente, Joana Carneiro, Paul McCreesh, entre outros.

Participou em aulas e masterclasses com: Jonathan Luxton, Filipe Abreu, Ricardo Matosinhos, Armando Martins, Ângelo Caleira, Paulo Guerreiro, Javier Bonet, Hansjorg Angerer, Ab Koster, Froydis Ree Wekre, Nuno Vaz, Jeffrey Nelsen, José Bernardo Silva, Abel Pereira, Radovan Vlatkovic, Hermann Baumann.

Atualmente desempenha as funções de docente de Trompa na Escola de Música da Filarmónica de Chãs e na Academia de Música de Alcobaça.

Voltar ao topo


Juliana Gaspar

Iniciou os seus estudos musicais na Filarmónica de Chãs aos dez anos, entrando para a banda em 1994 onde desenvolveu estudos com o Professor Vitor Santos.

Em 1997, após o início dos seus estudos na Escola de Música do Orfeão de Leiria, começou de imediato a colaborar com os professores da Escola de Música da Filarmónica de Chãs, acompanhando os alunos na aprendizagem do Clarinete.

No ano letivo 2000/2001, passou a fazer parte do corpo docente da Filarmónica.

Em 2005 concluiu o Curso de Complementar de Formação Musical na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), nas seguintes disciplinas: Formação Musical, Classe Conjunto e Clarinete. Durante o seu percurso académico ganhou em 1998 o 2º prémio no concurso "Os melhores Alunos 97/98" no Escalão I e em 2000/2001 o 3º prémio no Escalão B.

Ainda em 2005 concluiu a Licenciatura em Professores do Ensino Básico, Variante Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Leiria.

Frequentou, entre outros, cursos de Pedagogia Musical com o Prof. Jos Wuytack e cursos para Jovens Músicos na Cidade de Leiria.

Atualmente lecciona a disciplina de Educação Musical em escolas do Ensino Público e faz parte dos corpos sociais da Filarmónica de Chãs como Diretora Pedagógica e Professora da Escola de Música.

Voltar ao topo


 Paulo Carvalho - Guitarra Baixo

Iniciou os seus primeiros contactos com a música aos 14 anos como autodidata, pouco tempo depois, em 1988, frequentou a Escola de Música de Lamego no Curso de Guitarra Clássica com o professor Rui Pina. Um ano mais tarde iniciou o seu percurso musical como vocalista do grupo musical NAPOLITANO.

Decidindo aprofundar os seus conhecimentos, começou a frequentar aulas particulares de Guitarra Clássica, com o professor António Tavares no Porto. Este crescente interesse pela música levou-o a matricular-se, em 1993, na Escola Profissional de Música do Porto, onde frequentou o curso de Guitarra Clássica, Nível III, com o professor Christopher Lyall.

Paralelamente continuou a sua atividade como vocalista e guitarrista do grupo musical WITHOUT NAME. É nessa fase que sente o forte apela da composição, passando a escrever regularmente músicas e letras para os seus projectos, chegando a formar o grupo de originais TERRA LUSA.

Mais tarde e seguindo o percurso normal de muitos músicos da sua geração, decidiu integrar o grupo de baile JARAMA, formando simultaneamente um trio musical de covers, TRIO LUSITANO, com dois colegas da Escola Profissional de Música do Porto.

Nesta fase, atuou regularmente por todo o país e estrangeiro, em diversas salas de espetáculos, bares discotecas, incluindo idas à televisão.

Em 1996 passa a frequentar o Conservatório de Música de Coimbra no Curso Geral de Canto, com as professoras Isabel Melo e Silva, Maria Helena Faro e Joaquina Ly, tendo como professores de Formação Musical o Maestro Augusto Mesquita e Paulo Moniz.

A partir de 1999 decide voltar a dar voz às suas composições originais, formando no final desse mesmo ano um grupo que a partir de Janeiro de 2003, passa a intitular-se ESTADO D'ESPIRITO, com o qual gravou um CD, fazendo vários espetáculos pelo país.

A par destas atividades tem-se dedicado ao ensino de música, desde 1989, em várias escolas de música (públicas, privadas, AECs e outras instituições).

Frequentou vários cursos de Pedagogia Musical com os professores Pierre Van Hauwe e Jos Wuytack.

É proprietário e Director Pedagógico de duas escolas de música (Escola de Música Paulo Carvalho e Dom D'Arte Escola de Música).

Atualmente está a frequentar o 8º grau de Guitarra Eléctrica do Curso da Rockschool of London.

É professor da Escola de Música de Chãs desde 2013, nos cursos de Guitarra Clássica, Eléctrica e Baixo.

Voltar ao topo


 Pinto da Costa

Nasceu em 1963 na Figueira da Foz e iniciou os seus estudos musicais em clarinete com o Sr. José Figueiras. Ingressou como músico na União Filarmónica Maiorquense, em Maiorca, sua terra Natal.

Fez os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Coimbra, atingindo o 4º grau na classe de clarinete, sob a orientação dos professores Adelino Martins e Osvaldo Ferreira, e o 5º grau de Formação Musical, sob orientação dos professores Augusto Mesquita e Maria Cândida Matos.

Duranto 4 anos acumulou como músico e professor na escola de música da Folarmónica 25 de Setembro de Montemor-o-Velho.

Em 1994 frequentou o XXIII Ciclo de Aperfeiçoamento de Regentes Amadores, promovido pelo Inatel onde obteve o seu diploma por bom aproveitamento, tendo como monitores o Major Aurélio Pinho, Capitão Agostinho Caineta e o Professor Luís Rego.

Desde 1992 é músico e professor da Escola de Música da Filarmónica de Chãs, onde foi dirigido durante 6 anos pelo Professor Vitor Santos na qualidade de Maestro e Diretor Pedagógico da Escola de Música.

Atualmente mantém as suas funções como músico e professor da Escola de Música da Filarmónica de Chãs.

Voltar ao topo


 Rolando Ferreira

Nasceu em 20 de Dezembro de 1972, no Cartaxo, tendo iniciado os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Cartaxense.
Aos 16 anos de idade ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa, na classe de trombone de varas, onde concluiu os seus estudos em 1998, sob a orientação do professor Ismael Santos.

Frequentou diversos Cursos de Trombone e Direcção, entre os quais:

  • Curso Internacional de Férias para jovens músicos, em Lisboa;
  • Curso de Verão sob a orientação do professor Emídio Coutinho;
  • Curso de Direcção de Orquestra sob a orientação do maestro Robert Houlihan;
  • 1º, 2º , 4º e 5º Workshop de Direcção de Banda, leccionado pelo maestro Délio Gonçalves e pelo professor Jo Conjaerts do Conservatório de Maastricht, Holanda;
  • 2º Curso de direcção com o professor Jo Conjaerts em Vila Franca de Xira;
  • 1º Workshop de Direcção de Banda, leccionado pelo maestro Brito, Chefe da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública;
  • 1º, 2º e 5º graus, do Curso de Pedagogia Musical, leccionados pelo professor Jos Wuytack.

Colaborou com diversas orquestras e agrupamentos musicais, nomeadamente:

  • Orquestra das Escolas de Música particulares;
  • Orquestra Sinfónica Juvenil;
  • Orquestra João Domingos Bomtempo;
  • Ensemble de Metais da Escola de Música do Conservatório Nacional;
  • Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian;
  • Orquestra da Felicidade;
  • Orquestra do Conservatório Regional de Portalegre;
  • Orquestra Clássica da Madeira.

Leccionou como professor assistente de trombone no Conservatório Regional de Tomar e na Escola de música da Gualdim Pais, Tomar.

No ano lectivo de 2008/2009 frequentou o 1º ano do mestrado em direcção de banda no Instituto Piaget de Almada.

Actualmente, é músico efectivo da Orquestra Santos Rosa e é professor profissionalizado de Educação Musical em estabelecimentos de ensino público e no Jardim de Infância do Cartaxo.

Frequenta a Licenciatura em Música na Comunidade na Escola Superior de Educação de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa.

Dirigiu a Banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima e a Banda da Escola de Música do Alto Concelho de Azambuja.

Desde Outubro de 2000, dirige a Banda da Sociedade Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus e Maria de Chãs, Leiria, onde acumula a função de professor na Escola de Música.

Voltar ao topo

Agenda

No mês passado Novembro 2017 Próximo mês
S D
week 44 1 2 3 4 5
week 45 6 7 8 9 10 11 12
week 46 13 14 15 16 17 18 19
week 47 20 21 22 23 24 25 26
week 48 27 28 29 30