1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Professores

A Escola de Música da Filarmónica de Chãs é composta pelo seguinte corpo docente:

 


Catarina Gomes 

Iniciou os seus estudos musicais em 2003, na Escola de Música da Filarmónica de Chãs, ingressando no Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes, em 2005, na classe de clarinete do professor Luís Casalinho. Frequentou, também, as classes dos professores Susana Esequiel e Manuel Lemos. Concluiu o grau do regime supletivo complementar no Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes.

Tem frequentado diversas masterclasses onde trabalhou com Michel Arrignon, Marie Barrière, Jordi Pons, Justo Sanz, Étienne Lamaison, Vítor Matos, Cândida Oliveira, Luís Gomes, Nuno Silva, Sérgio Neves, Luís Carvalho, Eric Mandat, Robert Spring, Radovan Cavallin, Camilo Irizo e Nicholas Cox.

Participou no KlarinetFestival 2016, em Amesterdão, onde teve a oportunidade de trabalhar com Olivier Patey, Ralph Manno, Vicent Alberola, Arno Piters, Jesse Faber, Hans Colbers, Harmen de Boer, Céleste Zewald, Davide Lattuada, Joris Roelofs, Alex Simu, Ina Hesse, Frank van den Brink, Manos Achalinotopoulos, Ivar Berix, Harry Troquet, David Blumberg, Michel Marang e Ryanne Hofman.

E trabalhou com os maestros Jean-Sebastian Beréau, Ernst Schelle, Alberto Roque, Christopher Bochmann, Jan Wierzba, Yan Mikirtumov, Kodo Yamagishi, André Granjo, Délio Gonçalves, Hugo Assunção, Rui Carreira, Vítor Santos, João Paulo Fernandes, Carlos Marques, Carlos Reinaldo Guerreiro, Simão Francisco, Francisco Sequeira e Luís Clemente.

Colabora com a Banda Sinfónica de Alcobaça.

Em 2006, obteve o  prémio no concurso “Jovens Talentos 2006” na categoria de Sopros no escalão E.

 

 

Em 2017, foi finalista do concurso de clarinete do Festival de Clarinete do Algarve.

 

Fez parte da organização do I Encontro de Clarinete da Universidade de Évora (2016).

 

Orientou a classe de clarinete no Estágio “Filarmonias 2017” em Ansião, Abril de 2017.

 

 

Em 2017, concluiu a licenciatura em música (Clarinete -  Performance) na Universidade de Évora, na classe da

 

professora Ana Maria Santos.

 

 

Atualmente, é aluna do Mestrado em Ensino da Música – Clarinete na Universidade de Évora, frequentando a classe da professora Ana Maria Santos.

 

Lecionou Clarinete na Sociedade Artística e Musical da Bajouca (2015).

 

Atualmente, leciona na Escola de Música de Chãs, na Sociedade Filarmónica Vermoilense e na Sociedade Filarmónica Ilhense.

 

Voltar ao topo


Cristiana Moreira - Flauta 

Nasceu a 6 de fevereiro de 1996, começou os seus estudos musicais em flauta na Associação Filarmónica Bidoeirense, com a professora Marina Camponês, aos 9 anos. Em 2007, ingressou a classe de flautas do professor João Pedro Fonseca, no Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes, e em 2015, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, na qual frequenta o 3º ano de licenciatura na classe do professor Anthony Pringsheim. Já frequentou masterclasses com os professores: Nuno Inácio,MonikaStreitová, Raquel Lima, João Alvarenga, Simão Francisco, Neuza Bettencourt, Carla Antunes.

Trabalhou com os maestros Odd Terje Lysebo, Christopher Bochmann, Alberto Roque, CraigKirchhoff, Jean-SebastienBereau, Vasco Azevedo, Samuel Pascoal, Délio Gonçalves, Luis Clemente, Rui Carreira, André Granjo, Luis Cardoso, João Paulo Santos, José Figueiredo.

Participou em concertos, como convidada, na Orquestra Sinfónica Juvenil. Participou, também, em gravações com a The West European Symphony Orchestra.

Tocou a solo o concerto para flauta “Vind” (estreia nacional), com a orquestra de sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a direção do maestro Odd Terje Lysebo.

Em 2012, ficou em primeiro lugar no concurso Jovens Talentos (Orfeão de Leiria) na categoria B, e em 2014 em primeiro lugar na categoria A, no qual obteve também o Prémio Rui Barral para melhor interpretação.

Voltar ao topo


Cédric António - Percussão

Com 11 anos, Cédric António, iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Artística e Musical Cortesense, com o Professor João Maneta.

No ano lectivo 2004/2005, ingressou no Orfeão de Leiria para o primeiro grau, na classe de percussão, onde leccionavam os professores Eva Bastos, Manuel Campos, e mais tarde Neusa Silva. Esteve dois anos no Orfeão, onde completou o segundo grau de instrumento e o terceiro de formação musical. Frequentou também a orquestra de sopros do Orfeão de Leiria, sobre a direcção do maestro Alberto Roque.

Nesse período de tempo frequentou diversos cursos intensivos e de aperfeiçoamento musical, tanto a nível de orquestra como de instrumento. Trabalhou com diversos professores como: Manuel Campos, Luís Cascão, Eva bastos, Hélder Roque, Neusa Silva, Nuno Aroso, João Tiago, Edgar Araújo, entre outros.

No ano lectivo 2006/2007, ingressou para o primeiro ano do Curso de Instrumentista de sopros e Percussão para a classe dos professores Isabel Silva e Ismael Silva, na Escola Profissional de Artes da Covilhã. No segundo e terceiro ano de curso trabalhou com os professores Edgar Araújo e Cristiano Silva.

Durante o seu percurso pela E.P.A.C., frequentou inúmeras actividades de caris musical, frequentou cursos e master classes realizados pela E.P.A.C e por outras entidades, tendo trabalhado com professores de renome como: Pedro Carneiro, Alexandre Frazão, JafryDavids, Jean François Lézè, Mário Teixeira, Fernando Chaib, Joaquim Alves, Óscar D'Auria entre outros.

Foi ainda presença assídua nos estágios realizados na E.S.A.R.T e trabalhou com maestros como: Michael Bourn, Martin André e Rui Massena. Participou ainda em vários estágios de orquestra trabalhando como vários maestros distintoscomo Henrique Piloto, Alberto Roque, Carlos Marques, ErikJanssen, Carlos Amarelinho, André Granjo etc. Concluiu o curso de instrumentista de sopros e Percussão no ano lectivo 2008/2009.

No ano lectivo 2009/2010 frequentou o curso livre de Percussão na Academia Superior de Orquestra da Metropolitana e trabalhou com os Professores Luís Cascão, Marco Fernandes e Fernando.

No ano de 2011/2012 lecionou percussão na academia de música da Filarmónica de Pombal.

Actualmente, é professor de percussão na Filarmónica Artística Pombalense, Escola de Música da biblioteca de instrução popular de Vieira de Leiria, Filarmónica de Chãs, Filarmónica de Vermoil e na Associação Filarmónica Bidoeirense.

Voltar ao topo


Henrique Pereira - Piano

Iniciou os estudos musicais em 1995, na escola de Música da Golpilheira, entrando para a orquestra ligeira em 2001.

Em 2004, entrou na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), completando em 2009 o 7º Grau nas disciplinas de: Piano, Formação Musical, Classe de Conjunto, Acústica, Análise e Técnicas de Composição, História da Música.

Em 2014, conclui a Licenciatura de Música no ramo de composição na Universidade de Évora - Escola de Artes.

Atualmente, leciona aulas de piano e formação musical em escolas de música e filarmónicas.

Voltar ao topo


João Gaspar - Trompa de Harmonia

Natural de Leiria, com 10 anos de idade iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus e Maria (Chãs), cuja banda integra passados 3 anos como executante de trompa.

Paralelamente, prossegue os seus estudos académicos e conclui o 12º ano de escolaridade no Liceu Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria.

Entra na Escola Profissional Metropolitana, no curso de instrumentista de sopro e percussão, em 2009, na classe do professor Armando Martins, o qual finaliza com Diploma de Mérito de melhor aluno. Ingressa na Academia Nacional Superior de Orquestra em 2012, como bolseiro do Banco Popular, onde frequenta o 2º ano da Licenciatura em Instrumentista de Orquestra - Trompa, sob orientação do professor Nuno Vaz.

Participou em diversas provas para Orquestras de Jovens e no Concurso Internacional de Sopros "Terras de la Salette", em 2012, no qual obtém o 2º lugar na categoria sénior. Em Setembro de 2011, integra a Orquestra de Sopros de Jovens da União Europeia como Primeiro Trompa. Em 2013 participa no Estágio Gulbenkian para Orquestra e na Autumn Tour'13 da The World Orchestra (Orquestra Mundial).

Como solista, interpretou em estreia nacional a obra "Pele de Brian Balmages" com a Orquestra de Sopros Metropolitana Júnior, em Abril de 2011. Em 2012, participa no Festival Cistermúsica com a interpretação, também em estreia nacional, do Concerto for Horn and Band, de Lee Actor, com a Banda de Alcobaça.

Tem trabalhado e colaborado com as seguintes orquestras e formações: Orquestra Sinfónica de Leiria, Banda de Alcobaça, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra Académica Metropolitana e Orquestra Sinfónica Metropolitana.

Já trabalhou com os maestros: Alberto Roque, Reinaldo Guerreiro, Rui Carreira, Pedro neves, Christopher Bochmann, Jean-Marc Burffin, Jean-Sebastien Berreau, Jan Cober, Michael Zilm, Joseph Vicente, Joana Carneiro, Paul McCreesh, entre outros.

Participou em aulas e masterclasses com: Jonathan Luxton, Filipe Abreu, Ricardo Matosinhos, Armando Martins, Ângelo Caleira, Paulo Guerreiro, Javier Bonet, Hansjorg Angerer, Ab Koster, Froydis Ree Wekre, Nuno Vaz, Jeffrey Nelsen, José Bernardo Silva, Abel Pereira, Radovan Vlatkovic, Hermann Baumann.

Atualmente desempenha as funções de docente de Trompa na Escola de Música da Filarmónica de Chãs e na Academia de Música de Alcobaça.

Voltar ao topo


João Lopes - Guitarra

João Paulo Santos Lopes, nascido a 24 de janeiro de 1990, iniciou os estudos de guitarra em 2007, com a professora Ilda Coelho, no Conservatório de Artes Orfeão de Leiria. Em 2009, iniciou o Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e Teclas, mantendo a mesma professora de guitarra.

Participou no concurso “Jovens Talentos” da Escola de Música do Orfeão de Leria, em  vários anos, em 2007 obteve o 1º prémio ex-aequo, em 2009  alcançou novamente o 1º prémio na categoria de cordas dedilhadas, em 2010 foi-lhe atribuído o 2º prémio, e em 2011 alcançou o 3º prémio. Em 2009 conseguiu o 2º prémio no Concurso Nacional de Guitarra de Ourém e Fátima. Nesse mesmo ano, obteve o 3º prémio no II Concurso Nacional de Guitarra integrado no II Festival Internacional de Guitarra de Leiria, e no ano seguinte, no mesmo concurso obteve o 3º prémio.

No âmbito da música de câmara, alcançou o 3º premio em 2007 no Concurso “ Jovens Talentos”, integrado no Ensemble de Guitarras Fernando Sor da professora Ilda Coelho. Neste mesmo concurso obteve o 2º prémio no ano de 2010, participando no Ensemble Concertante de Guitarras do professor José Mesquita Lopes. No mesmo ano, inserido no Trio de Guitarras de Leiria da professora Ilda Coelho, alcançou o 1º premio no Concurso “Jovens Talentos”.

Participou no estágio de Ensembles de Guitarra, integrado no Festival Internacional de Guitarra de Leiria nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011, orientado pelos professores Ilda Coelho, José Mesquita Lopes e Sónia Leitão.

Nas diferentes Master classes de guitarra que frequentou foi orientado pelos professores Álvaro Pierri, Carlo Marchione, Elena Papandreou, Cláudio Marcotulli,Duo MelisSusana Prieto e Alexis Muzurakis, Emanuele Segre, Ignacio Rodes, Ilda Coelho, José Mesquita Lopes,LexEisenhardt,  Margarita Escarpa, Paolo Pegoraro, Paulo Vaz de Carvalho,Raphaella SmitsThibaut Garcia, Thierry Bégin-Lamontagne  e Tomás Camacho.

Participou em diferentes edições do Festival de Música “Guitarra no Outono”, onde tocou a solo e em música de câmara, com o Trio de Guitarras de Leiria. Entre as diferentes atuações musicais, inclui-se a participação no Ciclo de Concertos Escolas em Palco em representação da Escola de Música do Orfeão de Leiria, no âmbito do Festival Dias da Música 2010 “As Paixões da Alma” promovido pelo Centro Cultural de Belém e Ministério da Educação.

Inserido no Trio das Guitarras, em 2010 participou no evento de “Assinatura dos 1.os Contratos de Financiamento do Subprograma-3 <<Dinamização das Zonas Rurais>>Proder – Abordagem Leader”, realizado pela ADAE no Teatro Miguel Franco.

Atuou no Centro Cultural de Belém, em 2011, com o Trio de Guitarras de Leiria, no âmbito do programa 1001 Músicos de iniciativa do Ministério da Educação com a colaboração do CCB.

Foi-lhe atribuído um voto de louvor pelo ConcelhoGeral da Escola Secundária Domingos Sequeira como elogio ao desempenho que teve nos diferentes concursos nacionais de música.

Em 2012 ingressou no Conservatório Superior de Música de Vigo, com a professora Margarita Escarpa, que concluiu em 2017.

Nesse mesmo ano, começou a frequentar as aulas de Mestrado em Ensino de Música pela Universidade do Minho na vertente de instrumento.

Começou a lecionar na Filarmónica de Chãs em 2016, aulas de guitarra clássica e de formação musical até à atualidade. 

Voltar ao topo


Juliana Gaspar

Iniciou os seus estudos musicais na Filarmónica de Chãs, aos dez anos, entrando para a banda em 1994, onde desenvolveu estudos com o Professor Vitor Santos.

Em 1997, após o início dos seus estudos na Escola de Música do Orfeão de Leiria, começou de imediato a colaborar com os professores da Escola de Música da Filarmónica de Chãs, acompanhando os alunos na aprendizagem do clarinete.

No ano letivo 2000/2001, passou a fazer parte do corpo docente da Filarmónica.

Em 2005 concluiu o Curso de Complementar de Formação Musical na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), nas disciplinas: Formação Musical, Classe Conjunto e Clarinete. Durante o seu percurso académico ganhou em 1998 o 2º prémio no concurso "Os melhores Alunos 97/98" no Escalão I e em 2000/2001 o 3º prémio no Escalão B.

Ainda em 2005 concluiu a Licenciatura em Professores do Ensino Básico, Variante Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Leiria.

Frequentou, entre outros, cursos de Pedagogia Musical com o Prof. Jos Wuytack e cursos para Jovens Músicos na Cidade de Leiria.

Atualmente lecciona a disciplina de Educação Musical em escolas do Ensino Público e faz parte dos corpos sociais da Filarmónica de Chãs como Diretora Pedagógica e Professora da Escola de Música.

Voltar ao topo


Luís Silva - Guitarra

Iniciou os seus estudos musicais na Associação Filarmónica Bidoeirense, aos doze anos, entrando para a banda em 1991, como clarinetista.

Iniciou os seus estudos na Escola de Música do Orfeão de Leiria no ano letivo 2000/01, com o instrumento Guitarra Clássica. Um ano depois começou a colaborar nas aulas de guitarra, com o professor Nelson Caetano em escolas particulares.

No ano letivo 2002/03, passa a fazer parte do corpo docente da Associação Filarmónica Bidoeirense.

Em 2005, conclui a Licenciatura em Professores do Ensino Básico, Variante Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Leiria.

Em 2008, conclui o Curso Complementar de Formação Musical na Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), nas disciplinas: Formação Musical, Classe Conjunto e GUITARRA.

Frequentou, entre outros, Cursos de Pedagogia Musical com o Prof. JosWuytack. Frequentou, também, várias Master Classes de guitarra, com o professor Tomás Camacho e o professor DejanIvanović. 

Atualmente, leciona a disciplina de Educação Musical em Escolas de Ensino Púbico. Desenvolve a atividade musical em várias creches e jardins de infância desde bebés com 4 meses até crianças com 5 anos. Continua a lecionar aulas de guitarra em várias escolas de música. 

Voltar ao topo


Mickael Faustino - Trompa

Iniciou os seus estudos musicais aos 15 anos com o professor Rodrigo Carreira na Sociedade Artística e Musical Cortesense. Prosseguindo os seus estudos na EPMVC e depois na ESMAE (Escola Superior de Musica Artes e Especulo) na classe dos professores Bohdan Sebestik e Abel Pereira.

Terminou o seu mestrado na Hochschule fur Musik und Theater Felix Mendelsohn em Leipzig na classe dos professores Thomas Hauschild e Bernard Krug.

 

Durante a sua formão teve aulas particulares ou Master Classes com Hermann Baumann, Abel Pereira, Marie Luise Neunecker, Radovan Vlakotvic, Friedrich Kettscshau, Carstin Duffin, Bernardo Silva, Froydis Wekre, Jan Golebiowski, Rodolfo Epelde, And Cazalet, Michael Hotzel, Zlabocs Zempleni, Javier Bonet, David Johnson, Zoltan Macsai, Michelle Stebleton, José Vicent Castello, AB Koster, Jonnathan Luxton, Christian Lampert, Ricardo Matosinhos, Nuno Vaz, Zdenek Divoky, Barnabas Kubina, Jiri Havlik, com o American Quartet (Kerry Turner, Charlie Putman, Geoffrey Winter e Kristine Mascher Turner), Jindrich Petras, Helder Vales, Paulo Guerreiro, Bernardo Amat, Juan Llimerá, Filipe Abreu entre outros.

 

 

Durante o seu percurso tem sido selecionado para as mais prestigiadas orquestras de jovens do mundo como: Gustav Mahler Jugendorchester (2015 a 2017), a Schleswig Holstein Musik Orchestra, a International Youth Philharmonic Orchestra, Estagio Gulbenkian Orchestra, a Youth Philharmonic Orchestra, a Internacional Mahler Orchestra, a Orquestra Young franco- german-hungarian philharmonics 2014, a Moritzburg Festival Academy, a The World Youth Wind Orchestra Project 2014, a Kodaly Zoltan World Youth Orchestra, a Bedstone International Summer Youth Orchestral Course (BISYOC), a NJO, a Academia de Verão da Remix, a International Junge Orchestra Academy, a European Youth Week Orchestra, a Branimir Slokar Orchestra Academy, a European Union Youth Wind Orchestra, a The World Youth Orchestra, a Penderecki Akademie Orchestra Westfalen, e ainda teve a oportunidade de tocar com Banda Sinfónica Juvenil da Simon Bolivar no festival "World Music Contest 2013", na Holanda.

 

 

Com algumas destas orquestras tem tocado nas mais prestigiadas salas de pses como: África do Sul, Itália, Grécia, Hungria, Emirados Árabes Unidos, Eslováquia, China, República Checa, Dinamarca, Suíça, Holanda, Líbano, Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Áustria.

 

Na temporada 2015/2016, foi praticante na Brandeburgishe Staatorchester Frankfurt e em 2012 fez parte da Fundação Orquestra Estúdio.

 

Tem sido regularmente convidado para orquestras como a BBC Scottish Orchestra, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra da Comunidade de Madrid, Orquestra Sinfonica do Jalisco, Landestheater Eisenach Orchester, Leipziger Universitats Musik, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra de Camara Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre outras.

 

Nestes estágios teve a oportunidade de trabalhar com os maestros Herbert Blomstedt, Krzysztof Urbański, Daniel Harding, David Afkham, Philip Jordan,Lorenzo Viotti, António Saiote, Simon Gaudenz, Howard Griffiths, Thomas Dausgaard,, Jan Cober. 

 

Foram-lhe também dedicadas obras dos compositores: João Pascoal, JorgPortela, Nadia Carvalho, Filipe Pinto, Luis Neto, Ricardo Matosinhos e Jacques Zafra.

 

Voltar ao topo


 Pinto da Costa

Nasceu em 1963, na Figueira da Foz, e iniciou os seus estudos musicais em clarinete com o Sr. José Figueiras. Ingressou, assim, a União Filarmónica Maiorquense, em Maiorca, sua terra natal.

Fez os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Coimbra, atingindo o 4º grau na classe de clarinete, sob a orientação dos professores Adelino Martins e Osvaldo Ferreira, e o 5º grau de Formação Musical, sob orientação dos professores Augusto Mesquita e Maria Cândida Matos.

Duranto 4 anos acumulou como músico e professor na escola de música da Filarmónica 25 de Setembro de Montemor-o-Velho.

Em 1994, frequentou o XXIII Ciclo de Aperfeiçoamento de Regentes Amadores, promovido pelo Inatel, onde obteve o seu diploma por bom aproveitamento, tendo como monitores o Major Aurélio Pinho, Capitão Agostinho Caineta e o Professor Luís Rego.

Desde 1992, é músico e professor da Escola de Música da Filarmónica de Chãs, onde foi dirigido durante 6 anos pelo Professor Vitor Santos, na qualidade de Maestro e Diretor Pedagógico da Escola de Música.

Atualmente, ainda mantém as suas funções como músico e professor da Escola de Música da Filarmónica de Chãs.

Voltar ao topo

Agenda

No mês passado Novembro 2018 Próximo mês
S D
week 44 1 2 3 4
week 45 5 6 7 8 9 10 11
week 46 12 13 14 15 16 17 18
week 47 19 20 21 22 23 24 25
week 48 26 27 28 29 30